top of page
Buscar
  • sermidiacomunicacao

Contabilidade: uma parceria estratégica para a sua empresa crescer

Uma contabilidade parceira presta uma assessoria completa para o crescimento de uma empresa, desde o seu processo de constituição, a análise do enquadramento tributário até o dia a dia de atividades, como a gestão de folha de pagamento.


A importância da contabilidade para as empresas foi reconhecida oficialmente por lei pelo então senador e considerado patrono da contabilidade brasileira, João Lyra Tavares, em 25 de abril de 1926. No entanto, a regularização da profissão só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as Ciências Contábeis no Brasil. Anos depois, o Dia da Contabilidade foi oficialmente criado em 1979.


Mas a história ainda continua. Até abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, mas, a partir desta data, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para “Profissional da Contabilidade”, dando-se a devida importância para essa profissão. Afinal, uma contabilidade parceira é capaz de ajudar o empreendedor desde o início da abertura de uma empresa, ao planejamento de suas finanças de forma mais eficiente, folha de pagamento, tributações e impostos.


Como a contabilidade pode ajudar a minha empresa?


Para o diretor-geral Rivelino Taborda, um escritório de contabilidade full service, a exemplo da Escrilex Contabilidade, atende diferentes segmentos e portes de empresas, prestando apoio gerencial, consultivo e preventivo. “Uma contabilidade parceira presta assessoria completa e estratégica para o crescimento de uma empresa, desde o seu processo de constituição que envolve formação do capital social, liberação do endereço comercial, atividades a serem desenvolvidas, projeção de faturamento, quantidade de funcionários etc”, explica.


Existem diversas áreas de atuação e formas de participação da contabilidade em uma empresa e, por isso, é mais comum contratar escritórios que disponham de profissionais especialistas em cada área da contabilidade empresarial, jurídica, tributária, entre outras.


Contabilista especialista

O Brasil registrou 1.034.867 novas empresas abertas no 1º trimestre de 2023, sendo 997.746 Microempresas. Segundo dados do Mapa de Empresas divulgado pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). E, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas precisam de um contador para responder por sua contabilidade perante o governo.


Uma contabilidade empresarial é responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos de uma empresa. "Com uma análise, levantada através de relatórios e demonstrativos contábeis de uma empresa, é possível tomar decisões adequadas e que incentivem o crescimento da organização", define Rivelino Taborda.


"O empreendedor pode realmente celebrar o Dia da Contabilidade quando ele pode desfrutar de diversos benefícios que vão além do simples registro das movimentações financeiras. Ao conhecer os números da empresa, é possível recolher somente impostos devidos, além de ter informações essenciais para tomada de decisões mais embasadas e estratégicas para o seu negócio", acrescenta.


25 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page