Buscar
  • sermidiacomunicacao

Empresas têm nova oportunidade de regularizar dívidas

Atualizado: 2 de mai.

Novas regras de parcelamento, exclusão e os efeitos da adesão ao Relp são lançadas pelo Governo.


Em março (22), foi publicado o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) destinado às empresas endividadas. "Microempresas, incluindo os microempreendedores individuais, e as empresas de pequeno porte, inclusive as que estiverem em recuperação judicial e optantes pelo Simples, podem regularizar suas dívidas", orienta Ramon Fernandes, contador na Escrilex Contabilidade. “É o momento de as empresas renegociarem para se beneficiarem da regularização dos seus débitos”, afirma.


No entanto, o contador adverte que a adesão ao programa está condicionada ao pagamento da primeira parcela e, por isso, é importante se planejar com antecedência e orientação. “É necessário um planejamento, com o levantamento de todos os débitos existentes e tendo uma previsão no orçamento para honrar o pagamento”, disse.


O contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos, proporcionalmente à queda de faturamento durante os períodos mais críticos da pandemia de coronavírus. “De acordo com a inatividade ou percentual de redução de faturamento, é que será definido o percentual da entrada, que poderá ser paga em até 8 parcelas mensais”, esclarece. Segundo Ramon, o saldo remanescente poderá ser quitado em até 180 parcelas mensais, a partir de maio de 2022 e com redução de juros de mora e multa de mora, de ofício ou isoladas de 65% a 90%, conforme o caso”, complementa.


Uma vez aderido ao RELP, o contribuinte deve manter em dia, além do parcelamento, os seus pagamentos do Simples Nacional vencidos a partir daquela data. O inadimplemento passível de causar exclusão é a falta de pagamento de 3 parcelas consecutivas ou 6 alternadas.


Importante! A adesão ao Relp que a princípio encerrava no dia 29/04/2022, foi prorrogada por mais um mês, até 31 de maio. Para mais informações e para ter as orientações corretas para a sua empresa, entre em contato com os profissionais da Escrilex. Há mais de 39 anos, somos mais que contabilidade, com uma assessoria completa para nossos clientes.


454 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo