Buscar
  • sermidiacomunicacao

EIRELI agora é SLU. Entenda as vantagens sobre a Lei da Liberdade Econômica

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) foi definitivamente extinta.


A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), está regulamentada no país desde 2019, pela legislação que ficou conhecida como MP 881 da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019). Desde então, o setor empresarial está passando pela transformação automática do registro de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), para as SLU. A mudança dispensa qualquer solicitação por parte do titular da empresa ou alteração nos atos constitutivos da EIRELI, pois ficou determinado que as juntas comerciais iniciassem o processo automático.


De acordo com a gestora do depto. societário da Escrilex, Cristiane Oliveira, o principal benefício desta mudança está na desburocratização do setor e na não necessidade da integralização de um capital social significativo, que correspondia a 100 vezes o salário mínimo vigente. “Com a criação da SLU, a EIRELI que tinha como principal vantagem não ter um sócio, mas em contrapartida, a desvantagem enorme que era a integralização desse capital social com um valor alto, deixou de ser atrativa para os empresários”, explica Cristiane. “Com a SLU também é possível que o empresário tenha uma empresa sem a necessidade de um sócio”, disse.


Assim, no ano passado, a EIRELI foi definitivamente extinta com a Lei 14.195/2021 e não é mais possível abrir empresa com essa modalidade. “As empresas que têm uma EIRELI podem continuar trabalhando com ela normalmente, pois, em breve, as Juntas Comerciais de todo o Brasil irão transformá-las em SLU de forma automática”, afirma.


O patrimônio pessoal do empresário, que antes era protegido pela EIRELI, continuará abrigado pela SLU, sem efeitos para a atividade empresarial já existente. Quaisquer dúvidas consulte um especialista na área de contabilidade.


Conheça a Escrilex

Um escritório de contabilidade consultiva de alta performance. Há mais de 40 anos prestando uma assessoria completa para levar os seus clientes a um próximo nível.


Os números não mentem: somos os maiores do Sul do país porque gerenciamos 7 bilhões por ano em faturamento, são mais de 100 milhões de impostos recuperados, mais de 450 milhões de economia em tributos para os nossos clientes.


Escrilex. Mais que contabilidade


541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo