Confira alguns cenários e tendências que todo o empreendedor deve estar atento para um ano de crescimento.
Há um ditado que diz que o pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas. Especialistas afirmam que, para 2022, o cenário socioeconômico, que inclui novas variantes e a pandemia que ainda persiste, a votação de reformas, um ano eleitoral e novas tecnologias, indicam que é um ano em que monitorar bem cada detalhe da empresa — e ajustar constantemente as estratégias — é um conselho prudente e que pode ajudar negócios a se destacarem no mercado, neste ano de desafios.
Para isso, separamos algumas tendências e como estar preparado para elas:
Comportamento do consumidor e transformação digital
Pesquisas apontam que a intenção de compra está menor em 2022 em comparação com os últimos dois anos. Isso quer dizer que o dinheiro do consumidor estará cada vez mais disputado.
Para conquistar esse cliente, uma das mudanças necessárias é a transformação digital tanto no atendimento como no processo de venda. Um exemplo é o WhatsApp, que é a forma de contato preferida por consumidores.
Um site com catálogo de preços também é outra tendência. O consumidor quer fazer pesquisa de preço pela Internet sem precisar interagir com o vendedor e tem cada vez mais pressa no atendimento, mesmo em lojas físicas.
Comércio eletrônico e inovação permanente
A opção do e-commerce se torna cada vez mais essencial para vários segmentos e novas maneiras de demonstrar o produto online chegam com força, até mesmo em um novo ambiente anunciado, como Metaverso, que reúne realidade virtual e realidade aumentada. O marketing online se torna um grande impulsionador, a mente fica digital, busca velocidade, praticidade e objetividade. Agilidade é a palavra de ordem para o consumidor 3.0.
Vale, no entanto, lembrar que esses avanços tecnológicos vêm acompanhados de um maior rigor na segurança de dados com a LGPD. Fique de olho nas novas normas trazidas por essa lei.
Negócios remotos continuam em alta
Treinamentos à distância, reuniões online e o delivery também ganham cada vez mais força, já que as pessoas se adaptaram a esse novo comportamento. A possibilidade de entrega vai da área de alimentação e passa para todos os segmentos que comercializam os produtos: seu cliente quer a opção de receber a mercadoria em casa e é preciso considerar essa facilidade, incorporando esse novo custo na sua precificação.
Na área de gestão de pessoas, o trabalho remoto e home office permanecem sendo a opção de muitas empresas e colaboradores, ainda que algumas atividades voltem a trazer suas equipes para modalidade presencial em busca de maior supervisão e produtividade. O uso de softwares para gestão de tarefas e acompanhamento da produção passam a fazer parte da rotina das empresas que optam por essas modalidades.
Governança corporativa
Sempre que o cenário é incerto, o controle da organização deve ser ainda mais minucioso, o que inclui uma contabilidade em dia e processos bem definidos. "Aqui na Escrilex nós realizamos um Diagnóstico Empresarial, que ajuda grandes empresas a entenderem seu histórico de resultados e potenciais de expansão. Trata-se de uma consultoria direcionada à parte estratégica e financeira de cada negócio, determinando prioridades e analisando caminhos de crescimento", destaca Rivelino Taborda, diretor geral da Escrilex Contabilidade.
Comments